• Oferta
A oferta define-se como o conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender aos diferentes preços.
Oferta individual: para cada vendedor consiste na quantidade de um bem que essevendedor está disposto a vender a cada preço.
Oferta agregada (global ou de mercado): é o somatório das ofertas individuais.
• Lei da Oferta
A oferta de um bem depende essencialmente do seu preço.
Essa dependência é positiva, isto é, um aumento do preço implica o aumento da quantidade oferecida e uma diminuição do preço implica a diminuição da quantidade oferecida.
Lei da oferta: A quantidade oferecida de um bem varia na razão direta do respetivo preço.
Para além do preço, existem outros fatores determinantes da oferta:
- Custos de produção
- Tecnologia ou métodos de produção
- Preço de outros bens Substituíveis
- Objetivos da empresa
- Sazonalidade dos bens
- Nº de produtores (empresas)
Estes fatores provocam a deslocação da curva da oferta para a direita, caso se trate de um aumento, ou para a esquerda, caso se trate de uma diminuição.
By Oleksandr Chyzh, 10º I
Sem comentários:
Enviar um comentário