domingo, 25 de março de 2012

Consumerismo

O consumerismo designa a organização dos consumidores, a formação de associações e o desenvolvimento dos respetivos meios de informação e de ação com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos.
É a atitude e comportamento do consumidor informado e consciente da sua ação e papel na sociedade, que surgiu como reação à sociedade de consumo e ao consumismo.
É um movimento que procura formar consumidores mais conscientes, racionais, informados e capazes de intervir numa sociedade de consumo, em que os grupos industriais/comerciais fazem prevalecer os seus interesses.

Elaborar uma simples lista de compras poderá ser
uma boa forma de aderirmos ao consumo racional.

O consumo responsável é o simples ato de começarmos a escolher o que consumir, baseados na avaliação de qual o impacto que o nosso consumo poderá gerar na sociedade e no meio ambiente.
O poder que temos nas mãos é imenso, pois, desde o nosso ato de usar a água em casa até à compra de um produto ou contratação de um serviço, poderemos influenciar e diminuir os impactos socioambientais gerados pelo uso e consumo irracional dos nossos recursos naturais.

Conclui-se portanto que o consumerismo designa um tipo de atitude oposta ao consumismo e que se caracteriza por um consumo racional, controlado e responsável e que tem em conta as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais do próprio ato de consumir.


By Pedro Miguel Sá, 10º I

Sem comentários:

Enviar um comentário