A tendência da concentração de empresas ocorre devido à concorrência de mercado e à necessidade de reduzir custos operacionais na empresa, com o intuito de manter o produto competitivo no mercado consumidor.
Para manter a competitividade dos seus produtos e serviços e ampliar a distribuição dos mesmos, muitas empresas recorrem às estratégias económicas sobre as quais vou expor neste trabalho, que são a fusão e o cartel.
Fusão de Empresas
A Fusão de empresas é uma operação de ordem financeira e jurídica que une duas ou mais sociedades do mesmo segmento jurídico ou diferente. Na fusão há a aglutinação de patrimónios, o que gera uma nova face empresarial jurídica.
Basicamente a fusão é a união de duas ou mais empresas gerando uma nova e única empresa.
Nos tempos atuais, numa economia globalizada, há uma tendência de concentração de capitais e segmentos de produtos nas mãos de grupos empresariais.
Numa fusão o controlo administrativo da nova empresa fica sob a responsabilidade daquela que representará maior participação financeira e produtiva. A fusão proporciona a redução de custos operacionais, mas põe o mercado sob o risco de ações monopolistas, apesar de manter a individualização das marcas dos produtos já presentes no mercado.
Dentro da fusão existem dois tipos, nomeadamente:
• Concentração horizontal, ou seja, empresas do mesmo ramo de actividade.
• Concentração vertical, ou seja, empresas de ramos de atividade diferenciados mas complementares.
Cartel
O Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para:
• fixação de preços ou cotas de produção;
• divisão de clientes e de mercados de actuação;
• eliminar a concorrência;
• aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
A formação de cartéis teve início na segunda metade do século XIX. Estes acordos ocorrem normalmente em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas e normalmente envolve produtos homogéneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa. Os cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam os consumidores ao aumentar preços e ao restringir a oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
Fontes:
http://www.fiscosoft.com.br/indexsearch.php?PID=129022
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel
By Paulo Costa, 10º I
Qual a importância para as corporações quando usam métodos de concentração e extinção de empresas?
ResponderEliminar