sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PIB per capita

Os indicadores económicos (produto, rendimento, despesa) indicam valores iguais de forma absoluta para a economia. Dividindo-se esse valor pela população de um país (N), obtém-se um valor médio per capita:


O valor do PIB per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida de um país. Os países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas o seu PIB per capita pode ser baixo, já que o rendimento total é dividido por muitas pessoas. Países como a Suíça, a Noruega e a Dinamarca exibem um PIB moderado, mas que é suficiente para assegurar uma excelente qualidade de vida aos seus poucos milhões de habitantes.
Atualmente usam-se outros índices - que revelam o perfil da distribuição do rendimento de um país (tais como o coeficiente de Gini ou mesmo índices desenvolvidos pela sociologia, como o Índice de Desenvolvimento Humano) - para se obter uma avaliação mais precisa do bem-estar económico de uma população.

Segundo a PORDATA, em Portugal, em 2010, o PIB per capita foi de 16.220,80 € enquanto que em 1960 tinha sido apenas de 55,40 €, o que demonstra uma grande evolução do nível de vida nos últimos 50 anos.

By André Silva, 11º J

Sem comentários:

Enviar um comentário