terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

“Another Way To Die”

Neste artigo, vou fazer um comentário ao videoclip "Another Way to Die", dos Disturbed. Este videoclip remete-nos para as consequências do modelo de desenvolvimento económico que tem sido seguido desde a II Grande Guerra, uma Economia de gastos excessivos sem qualquer tipo de consciência ambiental. Exploração excessiva dos recursos naturais, poluição, desvastação das florestas, enormes desigualdades sociais, são alguns dos problemas focados neste videoclip. Refere-nos uma relação de passado-futuro, falando-nos das consequências que este tipo de Economia exercida no passado possa exercer no futuro.


Parece-me que o título “Another Way to Die” (Outra Maneira de Morrer) é um bom título, pois a indústria discográfica já está cheia de eufemismos para um problema global, ou seja, é necessário que haja uma música (ou um videoclip) que nos faça reagir, e lutar, para que o nosso mundo não se perca. De vários videoclips que conheço, nenhuma deles teve um impacto tão grande em mim.
O videoclip também refere a “força” que as nações com mais poder exercem em países em dificuldade, e parece-me quase irónico o facto de serem os países pobres a terem os recursos que os ricos necessitam, como se houvesse uma espécie de força a fazer com que estas nações fossem reprimidas ou, se calhar, as economias mais fortes também têm, mas preferem exercer força sobre quem a não tem.

Deixo-vos com o videoclip, esperando que vos esclareça e que tenha um impacto tão forte como o que teve em mim.

Vejam aqui.

By João Pedro Silva, 10º I

Sem comentários:

Enviar um comentário