sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fatores de Produção

Para realizar a atividade produtiva, o Homem necessita de dispensar energia física e intelectual (trabalho), de assegurar a utilização de outros bens (capital), não esquecendo as matérias-primas.
Assim, trabalho e capital são dois fatores essenciais à produção e produzir consiste em combiná-los, de forma a obter bens e serviços. Da combinação dos fatores trabalho e capital dependerá também a eficácia da produção.


O trabalho é então o esforço humano, físico e intelectual, desenvolvido na produção. O capital inclui as diversas formas de riqueza empregues na obtenção de novas riquezas, no entanto, em sentido económico, nem todo o património constitui capital. Os recursos naturais constituem a base de todo o processo produtivo.

Trabalho
O trabalho pode assumir diversas formas, tendo em conta as caraterísticas das funções desempenhadas no processo produtivo, consoante o tipo de esforço predominantemente desenvolvido e a natureza das funções desempenhadas. Assim, podemos distinguir entre: trabalho direto (ex. oficinas); trabalho indireto (ex. actividades comerciais); trabalho não qualificado (ex. trabalho executado pelo porteiro); trabalho qualificado (ex. trabalho executado na indústria); trabalho físico (ex. mecânico); trabalho intelectual (ex. médicos); trabalho de execução (ex. empregado de escritório); trabalho de invenção (ex. investigador científico); trabalho de direção (ex. gestores).

Capital
O capital pode-se dividir em dois grandes temas:
Capital Financeiro - constituído pela moeda e pelo conjunto de valores mobiliários, tais como, ações, obrigações, títulos de tesouro, etc. utilizados para financiar a atividade produtiva. Igualmente se inclui no capital financeiro o ouro e os movimentos de capitais entre países e/ou organismos internacionais.
Capital Técnico - conjunto dos bens de produção que permitem a obtenção dos bens de consumo. Inclui o Capital Circulante (os bens que são destruídos ou transformados durante o processo produtivo, como por exemplo, a energia eléctrica e as matérias-primas) e o Capital Fixo (os bens são utilizados no decorrer de vários processos de produção, como por exemplo, as máquinas, as viaturas, etc.).

By Rui Costa, 11º J

Sem comentários:

Enviar um comentário