sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Desemprego em Portugal (2)

Desemprego é a situação de inatividade forçada da mão-de-obra, isto é, abrange os indivíduos que gostariam de encontrar um emprego e que não conseguem arranjar nenhum.


As causas do desemprego podem ser várias, sendo possível agrupá-las em:
• Causas estruturais (de longo prazo) - O desemprego resulta de alterações estruturais da economia, como, por exemplo, substituição do tipo de indústrias em determinada região, substituição/introdução de processos produtivos tecnologicamente mais avançados e inadaptação da formação dos trabalhadores.
• Causas conjunturais (de curto prazo) - O desemprego resulta de variações mais ou menos longas, mas passageiras, das condições do mercado. Por exemplo, diminuição da procura de um bem, incêndio de uma indústria/empresa...

Taxa de Desemprego em Portugal na atualidade

A taxa de desemprego em Portugal subiu no quarto trimestre de 2011 para os 14 por cento. Os números representam uma subida de 1,6 por cento em relação ao trimestre anterior, quando a taxa de desemprego se situava nos 12,4 por cento. Atualmente existem em Portugal mais de 771 mil desempregados. A taxa de desemprego média anual foi de 12,7 por cento.

(clique na imagem para ver maior)

O desemprego no feminino continua a ser mais elevado. A taxa de desemprego entre as mulheres portuguesas é agora de 14,1 por cento face aos 13,9 por cento verificados entre os homens.

Taxa de desemprego por região NUTS II

A nível regional, foi no Algarve que o flagelo do desemprego embateu com mais força, com uma subida de 4,2 por cento do terceiro para o quarto trimestre. Foi também no sul do país que o INE encontrou a taxa de desemprego mais elevada no final de 2011: 17,5 por cento. Os Açores surgem logo de seguida, com 15,1 por cento da população desempregada, sendo que compete a Lisboa encerrar o “pódio”, com 14,7 por cento de desempregados em Dezembro.

(clique na imagem para ver maior)

Os níveis de desemprego mais reduzidos estão na região Centro (12,6 por cento), no Alentejo (13,1 por cento) e na Região Autónoma da Madeira que, no quarto trimestre de 2011, foi a única região do país onde a taxa caiu relativamente ao trimestre anterior, de 14,3 para 13,5 por cento.
Concluindo que Algarve (17,5%), Açores (15,1%), Lisboa (14,7%) e Norte (14,1%) foram as regiões mais castigadas.

Fonte: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=107450559&DESTAQUESmodo=2

Termino com a sugestão de visualização de duas reportagens sobre o desemprego:

Linha da Frente - Geração Desenrascada, de 25/05/2011
Parte 1

Parte 2


Reportagem SIC (2007) - Doutores e Desempregados
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=Jb1p7LROwig
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=dOcMi-thoEc
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=_8z48lYZyYc

By Liliana Azevedo, 11º J

Sem comentários:

Enviar um comentário