sábado, 18 de fevereiro de 2012

Desemprego

Desemprego
Fenómeno social e económico caraterístico das economias modernas, em consequência do desequilíbrio entre a procura e a oferta de mão-de-obra e abrange os indivíduos que gostariam de encontrar um emprego e que não conseguem arranjar nenhum.
Consideram-se vários tipos de desemprego: tecnológico, cíclico, repetitivo, de longa duração, sazonal e voluntário.

Tipos de desemprego
• Desemprego tecnológico: é consequência das alterações introduzidas no processo produtivo, afetando sobretudo os trabalhadores adultos dos países desenvolvidos, particularmente os de idade mais avançada, pois a sua qualificação profissional deixa de ser necessária, ou seja, a substituição do Homem pelas novas tecnologias é cada vez mais comum.
• Desemprego cíclico: caraterístico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos, e o poder de compra dos consumidores diminui em consequência da subida de preços.
• Desemprego repetitivo: é o que se verifica em classes pouco qualificadas, académica e profissionalmente, e que por isso mesmo vêm-se “obrigadas” a mudar de emprego muitas vezes, pois encontram-se, quase sempre, em situação de precariedade.
• Desemprego de longa duração: está sobretudo relacionado com causas estruturais. Qualquer mudança estrutural é uma mudança a longo prazo, por isso é necessário tempo para que os agentes económicos se acomodem às novas estruturas económicas (reconversão das indústrias, requalificação da mão-de-obra, etc.) e, volte, assim, a haver equilíbrio entre a oferta e a procura de emprego.


• Desemprego sazonal: verifica-se em certas atividades que não têm um ritmo constante de produção e que apresentam picos de necessidades de mão-de-obra em certas épocas do ano. Estas atividades provocam, durante a época baixa, um desemprego que desaparece automaticamente no ciclo contrário. É o caso das atividades agrícolas fora da época das sementeiras e colheitas, da construção civil no Inverno e do turismo.
• Desemprego voluntário: tem a ver com as razões pessoais do trabalhador - mudança de residência entre localidades distantes, opção da mulher por ficar em casa a tratar dos filhos, mudança de atividade por insatisfação, etc.

Causas do desemprego
• Causas estruturais: resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoravéis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho. O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, recebe o nome de desemprego estrutural. Ele não é resultado de uma crise económica, mas sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Os principais setores de atividade atingidos pelo desemprego estrutural são a agricultura, a prestação de serviços e a indústria.
• Causas conjunturais: é causado por uma crise económica. Este resulta da variação cíclica da vida económica, isto é, das épocas de expansão ou e das épocas de recessão da economia, ocasionada, na maioria das vezes, por crises passageiras.

Efeitos do desemprego
• Encargo para a sociedade: o desemprego constitui um encargo para a sociedade, já que pesa sobre a população ativa e empresas, uma vez que são elas que pagam os impostos e as contribuições sociais donde sai esse dinheiro.
• Provoca a subida dos preços: uma vez que os desempregados, não contribuindo para a produção e continuando a consumir, tornam os bens cada vez mais escassos, aumentando o seu valor de troca.
• Surgimento de um mercado negro de trabalho: quando elevado, o desemprego proporciona o surgimento de um mercado negro de trabalho, na medida em que os desempregados vêem baixar os seus rendimentos, apesar de subsidiados, e por isso dispõem-se a aceitar que empresas pouco escrupulosas, na ânsia de reduzirem os seus encargos sociais, os contratem para trabalhar em situação ilegal.

By Soraia Oliveira, 10º I

1 comentário: