sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Banco Central Europeu e o Eurosistema

O Banco Central Europeu (BCE) foi fundado em 1 de Junho de 1998, a sua sede está localizada na cidade alemã de Frankfurt e entrou em funcionamento com a adesão dos onze estados membros que tinham cumprido as condições necessárias para adotarem a moeda única, Euro (€), em 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países baixos, Áustria e Finlândia.
Atualmente, são 17 os países que aderiram ao Euro, formando em conjunto a chamada Zona Euro. Além dos países acima referidos, também pertencem à Zona Euro a Grécia, a Eslovénia, Chipre, Malta, Eslováquia e Estónia.

O Banco Central Europeu (BCE) é uma das instituições da União Europeia. A sua principal missão é:
• Garantir a estabilidade dos preços (manter a inflação sob controlo), especialmente nos países que utilizam o euro;
• Zelar pela estabilidade do sistema financeiro, assegurando uma supervisão adequada dos mercados e das instituições financeiras.
E para tal, estabelece e aplica a política monetária europeia, dirige as operações de câmbio e garante o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos.
O BCE é a instituição central da política monetária da União Económica e Monetária (UEM), e o centro do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), e as suas funções principais são:
• Fixar as principais taxas de juro para a zona euro e controlar a massa monetária;
• Gerir as reservas de divisas da zona euro e comprar ou vender divisas sempre que necessário para manter o equilíbrio das taxas de câmbio;
• Ajudar a assegurar uma supervisão adequada dos mercados e instituições financeiras pelas autoridades nacionais, bem como o bom funcionamento dos sistemas de pagamento;
• Autorizar os bancos centrais dos países da zona euro a emitir notas de euro;
• Acompanhar a evolução dos preços e avaliar os riscos para a sua estabilidade.

By Priscila Pereira, 10º I

Sem comentários:

Enviar um comentário