domingo, 15 de janeiro de 2012

Setores de Atividade Económica

Nos tempos antigos o homem sobrevivia com aquilo que a natureza lhe dava, recolhendo frutos das árvores, pescando e caçando para ter peixe e carne para se alimentar, tinha ainda a água a única coisa que lhes matava a sede, era um povo nómada.
Com o passar dos anos, foram descobertas a agricultura e a criação de animais que fizeram o homem tornar-se um povo sedentário. Com isto começou-se com a troca de bens, mais tarde surgiu a troca de bens por dinheiro, e assim foi avançando a atividade económica.
A partir daí têm surgido múltiplas atividades económicas. Esta multiplicidade de atividades apresentam várias características comuns que permitem o seu agrupamento por setores.
Podemos então considerar três setores de atividade económica:
- Setor Primário;
- Setor Secundário;
- Setor Terciário.
O Setor Primário inclui as atividades relacionadas com a extração de produtos da natureza (agricultura, pesca, pecuária, silvicultura, etc.).
O Setor Secundário engloba as atividades transformadoras de bens naturais, ou seja, a indústria transformadora (indústria alimentar, têxtil, de calçado, metarlugica, etc.).
O Setor Terciário corresponde aos serviços - comércio, atividade bancária, transportes, educação, turismo, etc.
Nos países desenvolvidos o setor terciário é o maior setor, onde se incluem todas as atividades que não cabem nos outros setores.

By Maria Inês Oliveira Silva, 10º I

Sem comentários:

Enviar um comentário