domingo, 29 de janeiro de 2012

Inflação

O que é?

Inflação é um conceito económico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um determinado período. Consiste num processo inflacionário em que o poder de compra e o valor da moeda diminui.
Com o aumento dos custos de produção, ocorre uma retração da produção, fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação pelos custos são: os aumentos salariais, que fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente, o aumento do custo das matérias-primas, que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente e, por fim, a estrutura de mercado, em que algumas empresas aumentam os seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Contrariamente, existe a deflação, ou seja, é quando os preços começam a cair. Embora possa parecer bom, de facto não é nada bom, porque os produtos e serviços vão perdendo valor, o que significa que o consumo diminui, ou seja as indústrias, comércio e prestadores de serviços reduzem os preços, com a esperança de estimular o consumo.

Fonte:
http://www.pcsaudavel.com/economia/2008/11/18/inflacao-e-deflacao-saiba-a-diferenca/

By Carla Magalhães, 10º I

Sem comentários:

Enviar um comentário