sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As Despesas das Famílias

Como têm evoluído as despesas das famílias em Portugal?
Quais os grupos de despesas com maior peso no orçamento familiar?

Despesa Anual média das famílias
(Fonte: INE, em %)
Legenda:
01- Produção alimentar e bebidas não alcoólicas
02- Bebidas alcoólicas, tabaco e narcóticos/estupefacientes
03- Vestuário e Calçado
04- Habitação (inclui água, eletricidade e luz)
05- Móveis, artigos de decoração, equipamentos domésticos e despesas correntes de manutenção de habitação
06- Saúde
07- Transportes
08- Comunicações
09- Lazer, distração e cultura
10- Ensino
11- Hotéis, restaurantes, cafés e similares
12- Outros bens e serviços

• A despesa anual média efetuada pelas famílias com Produção Alimentar e Bebidas não alcoólicas no período considerado passou de 29,5% para 13,3% com valores sempre decrescentes como também se pode verificar com as despesas de Vestuário que passou de 9,3% para 3,7%. O mesmo aconteceu com as Bebidas alcoólicas, embora estas representem um peso reduzido no orçamento familiar.

• Em contrapartida as despesas com Habitação, onde se inclui os gastos com água, eletricidade, gás e rendas passaram de 12,4% para 29,2% com valores sempre crescentes.

• As despesas com Transportes e Hotéis e Cafés são elevadas, embora não sejam das mais elevadas. As famílias despendem muito dinheiro em transportes principalmente se forem da cidade, para se deslocarem de um lado para o outro, os automóveis e os transportes públicos são bem necessários e práticos. O serviço dos Cafés é um dos tipos de comércio mais procurado, ninguém (ou quase ninguém) não passa um dia sem tomar um café, por exemplo. As famílias têm procurado cada vez mais o serviço de Hotéis pois, segundo os dados, as despesas têm aumentado.

• As despesas com Saúde, Comunicações e Ensino têm aumentado, devido à tecnologia que tem avançado significativamente. Cada vez há mais diversas formas de se poder comunicar com alguém, e as pessoas também comunicam mais. Há também cada vez mais formas de resolver problemas de Saúde, mas também cada vez mais caros. A maior parte dos jovens têm seguido o ensino superior pois é uma das características que uma empresa hoje pede por um trabalhador, logo cada vez irão ter mais despesas nesta área.

By Eduardo Santos, 11º J

Sem comentários:

Enviar um comentário