quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Dinheiro

O dinheiro não saiu sempre das caixas Multibanco. Tem uma longa história e foi desenvolvido ao longo de milhares de anos. À medida que a nossa sociedade se desenvolveu, também se desenvolveu a nossa necessidade de formas de dinheiro mais sofisticadas.
O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas, usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país. É o único que tem essa atribuição. No entanto, os países pertencentes à Zona Euro, como é o caso de Portugal, estão sujeitos às decisões do Banco Central Europeu.
O dinheiro em si é um bem escasso. Muitos itens podem ser usados como dinheiro. Há muitos milhares de anos, os metais ainda não tinham sido descobertos, por isso o nossos antepassados caçavam e cultivavam a terra com ferramentas de pedra. Os homens e as mulheres da Idade da Pedra não tinham as notas e as moedas que utilizamos atualmente. Em vez disso, eles trocavam bens entre si: por exemplo, um caçador podia trocar peles de animais pelos cereais de um agricultor ou um pescador podia trocar conchas decorativas pelo machado de pedra polido de um caçador. Esta troca é conhecida como troca direta. Uma característica importante da troca direta é o facto de envolver a troca de bens que têm um valor.
Atualmente, as trocas realizam-se utilizando a moeda como intermediário - é a troca indireta.

By Ana Filipa Roldão, 11º J

Sem comentários:

Enviar um comentário