terça-feira, 12 de junho de 2012

Bolsa de Valores

A bolsa de valores é o “local” onde se transacionam títulos mobiliários, como ações e obrigações.
Quando uma empresa precisa de dinheiro para investir (por exemplo, para expandir a empresa), ela pode pedir dinheiro emprestado aos bancos (financiamento externo indireto) ou pode obter o dinheiro através da emissão de ações ou obrigações no mercado primário (financiamento externo direto).


No caso de a empresa recorrer ao financiamento externo direto a empresa tem de abrir o seu capital no mercado de ações, ou seja, tornar a empresa em sociedade anonima (S.A.). A empresa terá de fazer várias análises e cálculos para que se chegue ao preço de cada ação individual e quantidade que a empresa poderá lançar no mercado. É o chamado “mercado primário”.
Com as ações lançadas, os agentes económicos podem comprá-las através dos corretores. Estes estão organizados sob a forma de sociedades corretoras, também designadas por brokers (limitam-se a executar as ordens de compra e de venda dos seus clientes), ou em sociedades financeiras de corretagem, também designada por dealers (estas possuem uma carteira de títulos própria, e estão autorizados a transacioná-los).
Todo o dinheiro obtido com a venda de ações, pagando os devidos impostos, irá para a empresa. Em troca, a empresa fica comprometida a dividir o seu lucro líquido ajustado (25% dele, de acordo com a lei vigente) com cada pessoa que detém ações da empresa. O pagamento dos lucros só é feita uma ou outra vez por ano. E se a empresa tiver prejuízo, os acionistas não recebem nada.
Após sair do “mercado primário”, os detentores das ações podem querer vendê-las a pessoas interessadas. É aí que entra a Bolsa de valores, ou “mercado secundário”. Se houver muita gente a querer comprar uma determinada ação esta valoriza, mas o inverso também também é verdadeiro, ou seja, se hover muitas pessoas a quererem desfazer-se de uma determinada ação, esta desvaloriza. Desta forma, pode-se concluir que este interesse é especulativo.


O PSI20 é o índice que reflete o valor médio da cotação das 20 principais empresas portuguesas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa.

By Paulo Costa, 10º I

1 comentário:

  1. Iron Bank - Titanium Arts
    Iron Bank, titanium nipple barbells the world's leading supplier of ceramic vs titanium curling iron high titanium hammer quality iron ore, metal, minerals, metals, materials, and titanium necklace materials for the production of apple watch titanium vs aluminum flexible,

    ResponderEliminar