sábado, 10 de março de 2012

Evolução da Moeda

Inicialmente as trocas eram diretas - troca de um bem por outro bem. Exemplo : trocar pão por leite.
Com o aparecimento da moeda, as trocas passaram a ser indiretas - troca de moeda por um bem. Exemplo : trocar moeda por leite.

Ao longo do tempo existiram várias formas de moeda.
Moeda-Mercadoria - mercadorias utilizadas como bens de consumo mas também utilizadas como moeda. Como por exemplo o vinho ou o sal, é utilizado como bem de consumo mas numa outra época para além disso era também utilizado como moeda.
As características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda são: a divisibilidade, a durabilidade, a aceitação geral, ter reduzida procura não monetária, manter o valor, ser prática de movimentar e ser dificilmente falsificável.
Moeda metálica - surgiu com a utilização dos metais (ouro e prata) como meio de pagamento.
Moeda de papel - era uma espécie de recibo que os cambistas, (pessoas que tinham como função comparar e trocar as moedas de uma zona para outra), passavam às pessoas que lhes depositavam moeda (ouro e prata) e assim as pessoas utilizavam esses recibos nas trocas em vez das moedas metálicas; com esses recibos podia-se levantar o ouro que havia sido depositado.
A moeda de papel passou por várias fases:
- inicialmente era moeda representativa, pois podia ser convertida em ouro e tinha reserva total;
- mais tarde passou a ser moeda fiduciária, pois continuava a ser convertível em ouro, mas tinha apenas uma reserva parcial;
- finalmente passou a ser moeda de curso forçado - esta moeda apareceu quando o Estado foi obrigado a intervir, criando uma lei que obrigava as pessoas a aceitar e a transicionar em moeda de papel sem a poderem trocar por ouro; o Estado é que ditava quanto valia a moeda.

Atualmente, existem os seguintes tipos de moeda:
- Moeda de trocos - moedas metálicas (metais não preciosos);
- Papel-moeda - as notas de curso forçado;
- Moeda escritural - depósitos à ordem nos bancos, que podem ser movimentados através de cheques bancários, vales de correio, transferências bancárias, cartões de débito ou de crédito.

A evolução tecnológica tem contribuído imenso para a desmaterialização da moeda, porque com essa evolução os consumidores recebem o salário na sua conta bancária, pagam as suas contas por multibanco e em qualquer supermercado pode-se efetuar o pagamento das compras através do multibanco. Cada vez mais as pessoas não utilizam a moeda fisicamente.

By Joana Moreira, 10º I

Sem comentários:

Enviar um comentário