quinta-feira, 22 de março de 2012

Concentração Empresarial

O que é a concentração empresarial?
A concorrência entre as empresas tem conduzido ao fenómeno da concentração empresarial, isto é, junção de duas ou mais empresas com o objetivo de alargarem os seus mercados e aumentarem a sua dimensão.
O fenómeno da concentração empresarial começou a desenvolver-se ainda no séc. XIX. Até aí, a pequena empresa empresarial concorrencial era a regra e os mercados aproximavam-se do modelo teórico de concorrência perfeita.


Formas de concentração
A concentração de empresas pode concretizar-se de diversas formas:
• Cartel - acordo temporário entre varias empresas que produzem bens semelhantes com o objetivo de controlar a oferta e o preço do bem.
• Fusão de empresas ou trust - resulta da união de duas ou mais empresas, dando origem a uma nova empresa que utiliza os meios de produção e os trabalhadores das empresas iniciais, sob uma única direção.
• Aquisição - processo de concentração empresarial decorrente da compra de umas empresas, total ou parcialmente, por outras, na Bolsa de Valores.

Vantagens
O processo de fusões e aquisições constitui, para as empresas, a possibilidade de sobrevivência num mercado altamente competitivo, através da diversificação de interesses, da denominação do mercado ou da entrada em novos mercados

Desvantagens
Para os consumidores, este processo pode tronar-se problemático, devido ao facto de poder originar situações de monopólio ou de oligopólio, onde a vontade dos consumidores pode ser “ abafada” face ao poder dos grandes empresários.
Este processo de concentração também pode atrair alguns problemas para os países, uma vez que potencia a transnacionalização do capital e, por isso, os interesses das economias nacionais podem ficar sujeitos às decisões das empresas estrangeiras.

By Daniela Carvalho, 10º I

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