sábado, 10 de março de 2012

ESTRUTURA DOS MERCADOS

Mercado de concorrência perfeita
Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
Condições teóricas para a existência de mercados deste tipo:
• Atomicidade: exeistem muitas empresas de reduzida dimensão a oferecer o produto no mercado;
• Homogeneidade: o produto apresenta características semelhantes, pelo que o comprador pode estabelecer comparações e realizar a sua escolha;
• Transparência: acessibilidade para os stakeholders, às informações institucionais referentes a assuntos que afetem seus interesse;
• Perfeita mobilidade: significa que a mão-de-obra e outros fatores produtivos de uma empresa podem passar facilmente para outra ou de uma região para outra.


Mercados de concorrência imperfeita
Uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado.
Dentro destes tipos de mercado podemos distinguir entre monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.

Monopólio
Monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. No monopólio, o fornecedor de produtos pode impor qualquer preço às suas mercadorias ficando, entretanto, sujeito ao nível de vendas dele decorrente. A situação de monopólio pode ser o resultado de imposição do legislador ou devido às próprias características do mercado, que levem a que seja economicamente mais eficiente que apenas uma só empresa produza o bem em situação monopolística.
Exemplos de monopólios em Portugal :
• EDP
• CTT
• ANA, Aeroportos de Portugal
• Galp Energia
• REN, Rede Eléctrica Nacional

Oligopólio
O mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos.
Exemplos de alguns oligopólios em Portugal:
• mercado televisivo
• mercado das telecomunicações
• mercado das cervejas

Concorrência monopolística
Corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Existe diferenciação do produto pelas suas qualidades reais, ou pelas qualidades presumidas pelos compradores. Quanto maior a diferenciação do produto mais a empresa, que o produz, pode controlar o preço.
Exemplos de concorrência monopolística:
• telemóveis
• computadores
• empresas de papel higiénico
• empresas de pastas de dentes

Saibam mais sobre o mercado de concorrência perfeita:


By Rita Oliveira, 10º I

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