Inserido no tema sobre a sociedade de consumo, tivemos oportunidade de visionar o documentário “A História das Coisas”, que nos alerta para os problemas em todas as fases de produção e consumo de bens, problemas tais como:
- A sobre-exploração de recursos;
- A acumulação de resíduos;
- O desequilíbrio entre os preços e o custo de produção;
- A obsolescência programada: “Usar e deitar fora”.
A sociedade de consumo é uma sociedade que se baseia no consumo de produtos, que são produzidos em série, de baixo consumo, de curta duração e publicitados pelos media. No documentário é referido o ciclo “trabalho, casa, loja” um ciclo em que, por exemplo, quando um indivíduo chega a casa após o trabalho é bombardeado com publicidade, através dos media, a dizer que o que tem não presta, assim vai comprar para se sentir melhor e em consequência vai trabalhar mais para pagar esses gastos supérfluos, chega a casa cansado, descansa a ouvir o que os meios de comunicação publicitam e vai comprar mais, e sempre assim num ciclo contínuo.
A sociedade de consumo é motivada: pela publicidade, em que todos os dias as pessoas são bombardeadas pelos média com anúncios que dizem que é necessário comprar mais; pela moda, em que todos os anos é necessário roupa, jogos, carros, móveis, o que for pois os do ano passado, já são “obsoletos”; pelos produtos que são feitos para durarem pouco para que seja necessário voltar a comprar; e ainda pelas empresas de crédito que, associadas às empresas que produzem bens de consumo, concedem crédito a quem tem menos dinheiro.
Todos estes fatores levam ao consumismo, ou seja, uma forma desmedida de consumo que pode chegar a ser perigosa. O consumismo tem consequências, tais como: enfraquecem o poder de decisão e autocontrolo do consumidor que todos os dias é manipulado pelo marketing e publicidade das empresas; endividamento das famílias devido ao recurso ao crédito para a compra de bens de consumo; e a degradação do meio ambiente devido à sobre-exploração de recursos, poluição das fábricas e acumulação de resíduos.
Sendo assim, o consumidor tem responsabilidades sociais: deve tomar um espírito crítico e recusar-se a adotar hábitos consumistas, deve ter em conta que o consumismo vai afetar a economia e sociedade.
O consumidor tem de cumprir deveres como:
- Consciência crítica;
- Combater a passividade;
- Preocupação social;
- Solidariedade (agir em conjunto);
- Consciência ambiental.
By João Pedro Vale Costa Silva, 10º I